2 de abr. de 2009

Turbinado econômico??










Turbinado econômico??

Por Bruno Hauber

Motores grandes e turbinados sempre foram uma sensação dos apaixonados por automobilismo, mas, hoje em dia os motores então se tornando menores e mais potentes devido a leis e a consciência de redução de poluentes, uma aplicação que leva o nome de “downsizing”.


Em 2008, vimos a tendência do downsizing tomar uma força incrível,tanto mundialmente, quanto no Brasil com o lançamento do Fiat Línea, que em sua versão top usa um motor 1.4 turbo, entregando 152 cavalos, mais que a maioria dos 2.0, e com um torque de 21,1 kgfm, também maior.

Aí entra o marketing. Temos que fazer o consumidor ficar convencido de que levar um 1.4 turbo é melhor do que levar um 2.0. Aqui no Brasil até que essa tarefa não é muito difícil, pois “turbo” e “economia” são duas palavras que apelam bastante para o consumidor brasileiro.
Mas fiquemos atentos, pois esses motores menores com turbo ou supercharger serão mais econômicos na cidade, já na estrada não. Quem afirma isso é Christian Streck, da Garrett, empresa que fabrica turbos. O motivo é o fato de que a motorização menor terá de trabalhar em rotações maiores para garantir o mesmo nível de desempenho do motor grande. Os ganhos aparecem na cidade, onde trabalhamos em marcha lenta mais frequentemente, e andamos em rotações menores.
Exemplos nacionais de alguns anos atrás mostram que podemos ter potências maiores com motores pequenos, e conseguir um desempenho superior. O Fiesta 1.0 Supercharger tinha 95 cavalos. Já o 1.0 16v Turbo do Gol geração III tinha 112 cavalos.
Hoje temos o Línea e o Punto com motor turbo de 152 cv pela FIAT, e a Volkswagen já esta inovando seus motores e entre eles está um 1.4 Twincharger que pode chegar aos 180 cv.
Resumindo, o downsizing é uma estrada sem volta. Veremos daqui pra frente motores menores conseguindo desempenho melhor, o que será bom para todos nós.
FONTES:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/downsizing-motores-menores-e-mais-potentes-vieram-para-ficar-e-economizar/
Revista Auto Esporte
Revista Quatro Rodas Abril 2009



Os visitantes podem dar sujestões de matérias, realizar comentários, produzir matérias que acharem interessantes para acrescentar neste Blog.


André Luiz de Menezes Duarte
SENAI - CENTRO AUTOMOTIVO
Rua Santo Agostinho, 1717 - Horto - B. H. - CEP: 31035-480
Telefone: (31) 3482-5609

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sujestão. Abraços!