STOCK CAR 2009
Por: Bruno Melo Hauber
Este fim de semana é um dos mais aguardados do ano, pelo menos para nós, que gostamos de automobilismo na veia. Além da consagrada F1, que retorna junto a uma série de dúvidas e expectativas em Melbourne, temos o início de mais uma temporada da Stock Car.
Este fim de semana é um dos mais aguardados do ano, pelo menos para nós, que gostamos de automobilismo na veia. Além da consagrada F1, que retorna junto a uma série de dúvidas e expectativas em Melbourne, temos o início de mais uma temporada da Stock Car.
Hoje em dia, a categoria é uma das estrelas do automobilismo nacional, graças ao grande investimento de patrocinadores e o trabalho desenvolvido ao longo de toda sua existência, mas também é importante citar o apoio de ninguém menos que a Rede Globo.
Como já é tradição, a primeira prova acontece em Interlagos e além da categoria principal, teremos as corridas da Stock Light (Vicar) e Stock Jr.
Os carros sofreram muitas modificações nesses últimos anos. O novo carro da Copa Nextel Stock Car está dividindo as opiniões dos pilotos da principal categoria do automobilismo nacional. Enquanto alguns juram que os pilotos que estão acostumados com os carros de monoposto vão gostar mais do novo modelo, outros têm certeza que isso não vai fazer muita diferença.
Existem, claro, alguns pilotos, principalmente os maiores, que acharam o carro apertado. Mas para a maioria isso não faz muita diferença. A adaptação também entrou em questão. “Quem está acostumado só com carro de turismo vai demorar um pouco para ter confiança para frear mais ‘dentro’ da curva”, declara Ricardo Zonta, que fez carreira nos carros de fórmula. Mesmo com as mudanças e semelhanças com os monopostos, a Stock Car continua uma categoria de turismo.
Patrocinada desde 2007 pela Nextel, mesma patrocinadora da maior categoria de stock do mundo, nada menos que a NASCAR, a Stock Car tem em suas arquibancadas dos circuitos, um público médio de 33 mil pessoas, o dobro do que se vê, em média, nos estádios durante o campeonato brasileiro de futebol. A categoria emprega 2,6 mil trabalhadores e reúne 100 empresas patrocinadoras. E gera aproximadamente R$250 MILHOÊS por ano ante os R$20 milhões antes da parceria com a Nextel.
Referências:
http://stockcar.globo.com/
http://www.velocidade.org/
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/469/negocios/formula_de_lucros.htm
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